Blog Elemento
- Página Inicial
- Blog
- Os principais pontos turísticos para você visitar em Louveira, Vinhedo e Valinhos e – SP
Localizadas estrategicamente ao lado de Campinas e Jundiaí, e há apenas 70 kms de São Paulo Capital pelas rodovias Raposo Tavares e Bandeirantes, estão 3 cidades prósperas e encantadoras que são um verdadeiro convite para voltarmos na história e viver aquela magia das cidades do interior: Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Como partes do famoso Circuito das Frutas, estas cidades são símbolos do desenvolvimento econômico de uma região rica na produção de frutas que hoje em dia fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Anualmente, estas cidades promovem grandes eventos temáticos que atraem pessoas de todo o Brasil em busca de desfrutar ao máximo o potencial que o agroturismo destas cidades pode oferecer.
Foto: Site Estradas
Com fortes influências europeias, sobretudo italianas, Louveira, Vinhedo e Valinhos atingiram seus auges quando estes imigrantes chegaram ao Brasil e passaram a trabalhar na terra para produzir as frutas que hoje em dia são referências e movimentam a economia destas cidades.
Com o advento dos trens da Cia. Paulista de Estradas de Ferro para o escoamento da produção até o porto de Santos, estas cidades foram interconectadas a Jundiaí e atualmente o passeio de trem é uma das principais atrações turísticas do circuito, pois, é possível entrar em uma estação ferroviária da época, viajar no tempo e conhecer de perto as fazendas e lugares históricos, sempre provando frutas, vinhos, doces e comidas de muita qualidade e tradição.
Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo
Cada cidade tem sua identidade, sua história e suas tradições. Confira:
Louveira era parte de Jundiaí por 300 anos, e depois do desmembramento, passou a ser um bairro de Vinhedo. Após 15 anos, Louveira conseguiu a emancipação e passou a ser considerada cidade. Originalmente fundada pelo espanhol Gaspar de Oliveira, atualmente a sua população é de origem Italiana e seus costumes são típicos da Itália.
Foto: Site Proauto
Algumas tradições são preservadas, como o cultivo de Uva Niagra, a fabricação de vinhos, doces caseiros, mel, compotas, pratos típicos como polenta, variações de carnes e massas, e a confecção de artesanatos. Além das festas típicas, Louveira também realiza a Festa da Primavera, que acontece durante o mês inteiro de outubro, e a Festa Nordestina.
Foto: Site Estradas
Localizado no coração do pólo turístico do Circuito das Frutas, o rico agroturismo de Louveira encanta pelas belas paisagens que lembram as regiões italianas, e oferecem experiências sensoriais e gastronômicas incríveis.
Foto: Site da Prefeitura de Louveira
O que visitar em Louveira:
- Estação Ferroviária – 1ª Parada da Cia Paulista
- Trem do Circuito das Frutas
- Parque Capivari
- Parque Monterrey
- Parque da Cidade
- Vinhos Micheletto – Sítio Santa Rita
- Igreja do Sagrado Coração de Jesus
- Igreja de São Sebastião
- Fazenda Luiz Gonzaga
Vinhedo foi fundada por imigrantes italianos e se desenvolveu devido a produção de uvas e vinhos, na década de 1950. Veio daí, então, o nome da cidade. É uma das cidades paulistas com melhor qualidade de vida, e dentre os principais atrativos de Vinhedo, estão as Festas da Uva e do Vinho, realizadas anualmente em fevereiro.
Foto: Site da Prefeitura de Vinhedo
Além, é claro, de passeios a vinícolas, restaurantes e suas belas represas.
Foto por: Ariovaldo Bonini
O que visitar em Vinhedo:
- Estação Ferroviária da Cachoeira – 2ª parada da Cia Paulista
- Igreja Matriz de Sant’Ana
- Festa da Uva e do Vinho
- Parque Municipal Jayme Ferragut
- Adega Família Ferragut
- Hopi Hari
- Represa João Gasparini
- Parque Fazenda Cachoeira
- Memorial de Arte Adélio Sarro
- Portal dos Imigrantes e Memorial do Imigrante
- Mosteiro do São Bento
- Fonte da Amizade
Valinhos é conhecida como a Capital Nacional do Figo Roxo graças ao imigrante italiano Lino Busatto e é, também, a maior produtora de goiaba de mesa do país. Além da produção das frutas, a cidade também é berço das artes, tendo lá nascido o grande compositor, ator e cantor Adoniran Barbosa.
Foto: Site Vale das Frutas
O acesso à região dos bairros da Reforma Agrária, Macuco e Capivari explora o potencial turístico das mais de 400 chácaras produtoras de uma grande diversidade de frutas. Valinhos organiza a Festa do Figo e a Expogoiaba entre os meses de janeiro e fevereiro.
Estação da Ferrovia Paulista | Foto: Site São Paulo das Antigas
O que visitar em Valinhos:
- Estação da Ferrovia Paulista – 3ª parada da Cia Paulista
- Praça 500 Anos
- Adega Tio Mario – Chácara da Boa Esperança
- Shopping
- Parque Recanto Lago dos Sonhos
- Centro de Lazer do Trabalho – Ayrton Senna
- Parque dos Lagos
- Parque Municipal de Feiras e Exposições
- Praça Washington Luiz
- Laroc
- Festa do Figo e Expogoiaba
- Fonte Sônia – Cachoeiras
- Camping do Macuco
- Sítio Kusakariba
- Parque dos Lagos
Foto: Site Viagens sem Fim
Atendimento de segunda a sexta das 8H às 17H.
(19) 3876-0695 no WhatsApp (19) 97145-7664
Clique no ícone abaixo e entre em contato com o setor desejado de atendimento da Elemento.